Contactos

Sena Contabilidade

  • Pessoa de contato: Roberto Sena
  • Telefone: +55 (081) 3097-42-03, Vivo Fixo
  • +55 (081) 3075-87-47, Claro Fixo
  • +55 (081) 8651-80-93, Celular OI
  • +55 (081) 9855-73-49, Celular Tim
  • +55 (081) 9258-46-10, Celular Claro
  • MSN: robertoluizsena3@hotmail.com
  • Skype: robertoluizsena1@skype.com
  • Endereço postal: RUA DA UNIÃO, 186 SL 301, Recife, Pernambuco, 50050015, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

A importância do Balanço Contabil no mercado financeiro

08/11/16 10:06

A opção pelo regime tributário

A importância do Balanço Econômico Financeiro para empresas optantes por regime tributário necessários para um Microempreendedor Individual, para uma Empresa optante pelo Simples Nacional, para optantes pelo Lucro Presumido, Lucro Real e Entidades Imune e Isentas de imposto de renda.

A administração do negócio econômico

Embora que as empresas microempreendedoras individuais optantes pelo simples nacional, em sua grande maioria, por achar que esse serviço seja caro esses empreendedores não admitem uma contabilidade para elaboração de seus balanços econômicos e financeiros que poderão ser mensais, trimestrais, semestrais, anuais ou periódicos de acordo com a exigência do mercado.
Um balanço é de bastante valia para análise dos bancos quando na necessidade de um empresário pretender obter um empréstimo ou financiamento, que em algum momento essa empresa necessite.

Os financiadores

Uma grande maioria de empresas não vão muito além por não terem informações suficientes para dar continuidade na administração do seu próprio negócio. Isso se dá por falta de informações financeiras para que orientam o caminho pelo qual os deverão ser investidos em um determinado bem ou serviços. Dessa forma o balanço é basicamente, é o olho do empresário para observar o futuro de sua empresa. Um balanço composto de seus ativos, passivos e uma demonstração de resultados elaborados por um contador, têm uma grande valia para administração do futuro do negócio, podendo enxergar com um olho clínico em verificar onde está deficiente ou suficiente.

Os fornecedores

Dessa mesma maneira, os fornecedores de grande porte são conhecedores da matéria, e procuram informações econômicas desses empreendedores para garantir a confiança e até oferecer um crédito, alongar o período de pagamento ou mesmo, uma consignação de seus produtos. Porém, com a falta de um simples balanço financeiro, descartam essas possibilidades.

Os Profissionais de Contabilidade

Desde o advento da opção pelo regime tributário "Simples Nacional" a empresas de pequeno porte aderiram pela simplicidade de apurarem e pagar os impostos. Entendo, então, que os profissionais de contabilidade aproveitaram a informação de que esse regime tributário não seria necessário a manutenção de uma contabilidade, passaram essa ideia para os empresários. Com esse procedimento, os contadores foram diminuindo o fluxo de trabalho para elaboração da contabilidade e consequentemente, desaprenderam a fazer esse trabalho. Então, passam uma informação errônea quando informa para seus clientes que a contabilidade para optantes para o simples nacional não é obrigatória.

Roberto Luiz de Sena
Contador